Pular para o conteúdo
ico-desce.png

O programa computacional VENTOS fornece previsões probabilísticas da produção de empreendimentos eólicos, em um horizonte de até uma semana com discretização horária. A previsão é feita a partir de dados característicos das turbinas eólicas e do histórico de dados de vento/geração eólica disponíveis para os aproveitamentos.

A perspectiva de maior participação da energia eólica nos sistemas elétricos aponta para a necessidade de a operação contar com modelos capazes de fornecer previsões de curto prazo da geração eólica.

Para lidar com o comportamento intermitente do vento e com a incerteza nas previsões anemométricas, o programa VENTOS fornece previsões da distribuição de probabilidade da geração eólica para cada hora/semi-hora do horizonte de previsão.

Ajuste de modelos de regressão quantílica e previsão probabilística da geração eólica 

O programa VENTOS possui dois modos de execução: 1) ajuste de modelos de previsão (treinamento) e 2) previsão da geração eólica, sendo que, em ambos os casos, os dados de geração eólica e velocidade/direção do vento devem ser fornecidos em bases horárias.

No modo de treinamento, os dados históricos da geração eólica verificada, acompanhados dos valores verificados de velocidade e direção do vento, são utilizados com a finalidade de ajustar um modelo de regressão quantílica, especificado como um modelo aditivo generalizado, no qual a geração é explicada pela velocidade e direção do vento. O modelo é ajustado separadamente para diferentes quantis τ, por exemplo, τ∈{5%, 10%, 25%, 50%, 75%, 90%, 95%}. Ao final, tem-se um conjunto de equações que informam as estimativas dos quantis da geração eólica em função da velocidade e da direção do vento. Adicionalmente, no ajuste dos modelos, pode-se considerar o histórico das previsões anemométricas no lugar do histórico das medições anemométricas.

No modo de previsão, as estimativas de velocidade e direção do vento fornecidas por modelos NWP (Numerical Weather Prediction) são importadas pelo programa e introduzidas nas equações previamente estimadas para que sejam calculadas as previsões dos quantis que caracterizam a distribuição de probabilidade da geração eólica. O programa VENTOS também fornece previsões pontuais (medianas) da geração eólica em arquivo no formato do modelo DESSEM usado na otimização da programação diária da operação.

O programa VENTOS pode fornecer previsões probabilísticas tanto para uma turbina eólica, quanto para um parque eólico.

Interface Gráfica 

O programa VENTOS é disponibilizado com uma interface gráfica que permite importação e conversão dos dados de entrada, edição dos dados de forma amigável, visualização gráfica dos resultados e dos relatórios de saída em formatos texto etc.