É o mais alto órgão de governança corporativa do Cepel. Entre outras atribuições, elege e destitui os membros da Diretoria Executiva; promove alterações no Estatuto Social; aprova as contas da instituição; delibera sobre a admissão ou exclusão de associados; aprova o Regimento Interno do Centro; e aprova as contribuições anuais relacionadas aos direitos e obrigações dos associados.
É composta pelos Associados Fundadores do Centro: Eletrobras, Furnas, Chesf, CGT Eletrosul e Eletronorte.
Por meio do nosso Programa de Integridade – Compliance, adotamos boas práticas de governança corporativa e administração, ajustadas às especificidades da nossa natureza jurídica. O programa é executado com base nas orientações e diretrizes de nosso Associado Fundador e principal mantenedor, a Eletrobras.
É um órgão colegiado de deliberação, consulta e manifestação coletiva dos associados, tendo como missão zelar, à luz dos interesses expressos no Estatuto Social do Cepel, pela promoção do nosso objeto e dos nossos fins sociais, bem como pela proteção e valorização de nosso patrimônio.
É composto por Associados Fundadores e Especiais até o limite de 20 membros: seis deles indicados pela Eletrobras; quatro, por Furnas, Eletronorte, Chesf e CGT Eletrosul; oito, por Associados Especiais. Conta também, com um empregado efetivo escolhido pelos demais empregados e com o diretor-geral do Cepel.
É um órgão estatutário de apoio, cuja principal atribuição é fiscalizar os atos da gestão, principalmente no que tange à gestão financeira e contábil, por meio do acompanhamento de nossas atividades.
É composto por três membros: um indicado pela Eletrobras, outro, pelos demais Associados Fundadores (Furnas, Chesf, CGT Eletrosul e Eletronorte) e um terceiro, pelos Associados Especiais.
É o órgão de gestão executiva do Cepel responsável pela administração do Centro e pela proposição de planos de negócio e outras iniciativas ao Conselho Deliberativo da instituição. Cabe-lhe, também, implementar estratégias definidas por este Conselho.
É constituído por um diretor-geral e por até três diretores
O Estatuto Social é o documento que rege o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel, pessoa jurídica de direito privado, constituído na forma de associação, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Por meio das cláusulas do Estatuto se disciplina o relacionamento interno e externo da instituição, atribuindo-lhe identidade.