Pular para o conteúdo
ico-desce.png

SAGE-PDC – Concentrador de dados Sincrofasoriais 

 

Fonte: Internet

Aquisição, armazenamento, tratamento e visualização de dados sincrofasoriais 

As medições sincrofasoriais começaram a ser usadas nos sistemas elétricos há relativamente poucos anos e elevaram a um novo patamar a qualidade das informações disponíveis sobre os sistemas elétricos, mas requerem sistemas específicos de medição e tratamento de dados.

O sistema SAGE-PDC é um concentrador de dados sincrofasoriais baseado na plataforma SAGE. Utiliza a infraestrutura de comunicação, base de dados e interfaces do SAGE e uma implementação da norma IEEE C37.118 para a coleta de dados de PMUs e repasse de informações em alta taxa (até 120 fasores por segundo). Sua eficiente implementação permite o repasse desta alta taxa de informações sem incluir atrasos significativos, atendendo às especificações dos agentes operadores como os procedimentos de rede do ONS. A Figura 1 ilustra uma possível visualização de sincrofasores na interface homem-máquina (IHM) do SAGE.

Figura 1 – SAGE-PDC – Exemplo de apresentação Gráfica em tela SAGE

 Melhor monitoramento e controle das redes elétricas

O SAGE-PDC é aplicável nas empresas do setor elétrico que precisem de informações detalhadas e sincronizadas de medições em pontos estratégicos para o melhor monitoramento e controle das redes elétricas.  Atualmente, o SAGE-PDC é utilizado por grandes empresas como Furnas, CGT Eletrosul, Chesf, Eletronorte, ISA ENERGIA, CEMIG GT e StateGrid. Estas empresas utilizam o SAGE-PDC para a coleta, armazenamento, visualização e repasse das informações sincrofasoriais ao ONS, que também é um usuário do sistema.

 Robustez na coleta, armazenamento e visualização de medidas sincrofasoriais

O SAGE-PDC aproveita a infraestrutura da plataforma SAGE para prover um sistema robusto de coleta, armazenamento e visualização de medições sincrofasoriais. Realiza a subamostragem para a taxa adequada ao SCADA das medições em alta taxa e o fornecimento sincronizado e alinhado destes valores sob o protocolo ICCP. Por estarem completamente integradas ao SAGE, estas medidas podem ser utilizadas diretamente pelos módulos SCADA, EMS (estimador de estado) e aplicações fasoriais (diferenças angulares, oscilação, ilhamento etc.). O sistema também possui facilidades para o armazenamento e exploração em bases de séries temporais.