Cepel recebe reconhecimentos por metodologia para determinar responsabilidade sobre distorções na rede do Sistema Interligado Nacional 

O Cepel recebeu a patente de invenção da MFA (Metodologia do Filtro Ativo), criada para ajudar a identificar, com precisão, as responsabilidades sobre a geração de distorções harmônicas na rede do Sistema Interligado Nacional (SIN). O reconhecimento da autoria da metodologia pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) credencia a solução para aplicação em campo, em parceria com agentes do setor. Recentemente, a MFA foi apontada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) como uma das metodologias mais precisas para determinar as contribuições harmônicas e, assim, permitir uma distribuição mais justa dos custos com a mitigação do problema entre um novo empreendimento e o SIN.  

Desafio da transição energética 

Distorções são deformações no sinal de tensão ou corrente que reduzem a vida útil de equipamentos e podem gerar perdas de eficiência na transmissão de energia. O problema se intensificou no contexto da transição energética, com o crescimento exponencial das fontes intermitentes (solar e eólica). Hoje, a despesa com instalação de filtros para mitigação do problema é repassada apenas aos novos ingressantes, segundo as regras para o acesso ao SIN. 

“A MFA consiste na utilização de filtros ativos e medidores de tensão e corrente para determinar a contribuição de um novo ingressante ao SIN sobre a distorção harmônica de tensão no ponto de acoplamento entre eles”, explica o pesquisador Franklin Clement Veliz, um dos desenvolvedores da solução, ao lado dos pesquisadores Sergio Luis Varricchio e Cristiano de Oliveira Costa, também do Cepel.  

Inovação para o Sistema Interligado Nacional 

A solução inovadora foi desenvolvida pelo Departamento de Sistemas Eletroenergéticos (DSE) do Cepel, responsável por modelos computacionais oficiais de planejamento da expansão e operação energética e elétrica do SIN. Com a concessão da patente de invenção ao Cepel pelo INPI, a nova metodologia está pronta para chegar ao mercado, após anos de testes e estudos.  

A tese de doutorado, recentemente defendida na UFU, intitulada “Uma Proposta Metodológica para a Determinação do Indicador de Contribuições Harmônicas de Agentes do Sistema Elétrico” apontou apenas duas metodologias, dentre as poucas existentes na literatura sobre o tema, como realizáveis em campo: a MID (Metodologia da Impedância Dominante), da própria UFU, e a MFA, do Cepel. Os autores da MFA a consideram a mais precisa para determinar as contribuições (responsabilidades) harmônicas por poder ser aplicada muitas vezes num mesmo período de análise. 

O Cepel já dispõe de uma solução para determinação da quantidade de filtros necessários, o programa computacional HarmZs. Com a MFA, o Centro cria uma solução para determinar também, e com maior precisão possível, a responsabilidade sobre a geração de distorções harmônicas na rede e, consequentemente, a divisão dos custos relacionados a estes filtros. Assim, o Cepel amplia o seu leque de soluções para enfrentar o problema das distorções harmônicas e otimizar o planejamento e a confiabilidade da rede do SIN. 

Entenda a solução 

  • Distorções harmônicas são deformações no sinal de tensão ou corrente na rede que reduzem a vida útil de equipamentos e geram perdas de eficiência na transmissão de energia. 
  • Volume de harmônicos cresce com aumento da geração por fontes intermitentes (solar e eólica).   
  • Problema é mitigado com a instalação de filtros. 
  • Atualmente, apenas novos ingressantes ao SIN arcam com custos de instalação dos filtros para mitigar harmônicos. 
  • A MFA ajuda a determinar as contribuições sobre a geração de distorções harmônicas de modo a obter uma distribuição mais justa desses custos. 

Perspectivas 

As responsabilidades sobre geração de distorções harmônicas vêm sendo estudadas intensamente nos últimos anos em todo o mundo. Ao ser destacada como uma das poucas aplicáveis e uma das mais precisas dentre as metodologias existentes na literatura sobre o tema, a MFA desponta como uma solução promissora para um desafio atual e importante do SIN. Para o futuro, o Cepel projeta parcerias com agentes participantes do SIN para tornar a metodologia uma realidade no setor. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo