Fruto de Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre o Cepel e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, o Espaço Cepel NZEB obteve, em dezembro, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE, do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações – PBE Edifica. A certificação marca uma importante etapa do projeto, que teve suas obras finalizadas em 2023 e tem inauguração prevista para o primeiro trimestre deste ano.
Em fevereiro de 2020, o Procel e o Cepel firmaram entre si o TCT PRF 001/2021 – Espaço Cepel NZEB, tendo como objeto a construção de uma edificação Near Zero Energy Building – NZEB, de acordo com proposta técnica aprovada na Chamada Pública Procel Edifica – NZEB Brasil, com objetivo de promover a disseminação de edificações NZEB no país. Uma das etapas do TCT, o processo de certificação do projeto e da edificação construída foi concluído com a emissão da ENCE de edificação construída Classe A. Devido aos resultados obtidos nas avaliações, com classificação máxima em todos os sistemas, o Espaço Cepel NZEB também recebeu o Selo Procel Edifica.
A etiqueta PBE Edifica é um selo de conformidade que evidencia o atendimento aos requisitos de desempenho e segurança estabelecidos em normas e Regulamentos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações (RTQs) e classifica os edifícios de A a E, sendo a classe A mais eficiente. As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços e públicas, além de edificações residenciais. Já o Selo Procel Edifica, identifica as edificações que apresentam as melhores classificações de eficiência energética em uma dada categoria, motivando o mercado consumidor a adquirir e utilizar imóveis mais eficientes.
O Espaço Cepel NZEB foi classificado na categoria “edificações comerciais, de serviços e públicas” e seu processo de certificação foi conduzido pela Fundação Vanzolini. Foram avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Os três sistemas obtiveram a classe máxima de eficiência energética “A”, além da bonificação por sistema de racionalização de água e geração de energia fotovoltaica, totalizando a pontuação máxima de seis pontos.
Com esses resultados, o Espaço Cepel NZEB também faz jus ao Selo Procel Edifica, cujos requisitos são a obtenção da classe “A” nos três sistemas individuais: envoltória, iluminação e condicionamento de ar, quando utilizado o método prescritivo do RTQ-C; ou Pontuação Total ≥ 5,0 caso a inspeção seja feita por simulação do RTQ-C (para Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos).
Como funciona a certificação
O desempenho do Espaço Cepel NZEB é resultado de um projeto interdisciplinar que associa estratégias de arquitetura bioclimática, de eficiência energética e geração distribuída e contribuirá para a disseminação do conceito de NZEBs no país.
As etiquetas conferidas pelo PBE Edifica possibilitam o conhecimento do nível de eficiência energética das edificações, demonstrando potencial de economia de energia na etapa de projeto ou na etapa de edificação construída, incentivando assim a elaboração de projetos arquitetônicos com soluções e materiais adequados ao clima local.
O processo de certificação é conduzido por um OIA – Organismo de Inspeção Acreditado com reconhecimento formal da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) quanto à sua competência para realizar os serviços de inspeção de projeto ou de edificações construídas para determinar a classe de eficiência energética, tendo como base o documento relativo aos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Eficiência Energética de Edificações (RAC), e os Requisitos Técnicos da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos e de Edifícios Residenciais (RTQ-C e RTQ-R).
A etiqueta pode ser solicitada tanto na etapa de projeto, válido até a finalização da obra, quanto na etapa da edificação construída, podendo ser concedida para edificações novas ou existentes.