O público presente no Congresso Internacional de Corrosão, Integridade, Pintura e Revestimentos Anticorrosivos – CCIPRA 2023, realizado em dezembro, pôde conhecer mais sobre a atuação do Cepel na área. Elber Bendinelli, pesquisador do Departamento de Materiais e Mecatrônica (DMM) apresentou as principais falhas causadas por corrosão em usinas termelétricas, hidrelétricas, linhas de transmissão, subestações, entre outros, que foram analisadas pelo Centro.
O pesquisador explicou que casos de quedas de torres de transmissão por conta da corrosão são recorrentes, o que resulta em prejuízo para as empresas transmissoras. Os casos podem ser consequência de eventos climáticos severos, erros de projeto, negligência e falta de análises frequentes.
Para prevenir, os técnicos especificam a pintura anticorrosiva como principal técnica de proteção para revitalizar as estruturas corroídas. Para propagar seus estudos em corrosão, o Cepel promove, anualmente, o treinamento FIPA – Fundamentos de Inspeção de Pintura Anticorrosiva, que busca capacitar os alunos nas técnicas e boas práticas baseadas nas Normas Eletrobras de Pintura Anticorrosiva.
Durante a apresentação, Bendinelli apontou a necessidade de uma gestão na manutenção de corrosão nas instituições do setor. “É a principal ocasionadora de falhas nos ativos da matriz energética brasileira. Investimentos contínuos em tecnologias e práticas de controle de corrosão, além do foco em uma fiscalização eficaz, com inspeção e manutenção preditiva, contribui para o avanço na transição energética do país.”
Sobre o evento
Apoiado pela Petrobras e pelo Governo Federal, o CCIPRA 2023 reuniu profissionais e especialistas em corrosão para debater as falhas nos ativos, segmentos de pintura, revestimentos anticorrosivos, entre outros temas da área. A pesquisadora Cristina Amorim e o técnico de laboratório Marcos Sá, ambos do DMM, também representaram o Centro na ocasião.
“O CCIPRA tem se tornado um evento tradicional para a indústria de óleo e gás. Poder apresentar as ações do Cepel e os desafios do setor elétrico na gestão da manutenção dos ativos para esse público foi excelente. Tivemos uma série de contatos que se propuseram a conhecer melhor o Cepel e nossas atividades de análise de materiais. Foi fantástico”, reforçou Bendinelli.
SCSE 2023
Em outubro do ano passado, o Centro promoveu o principal congresso de corrosão do setor elétrico brasileiro. A quarta edição do SCSE 2023 (Seminário de Corrosão para o Setor Elétrico) reuniu mais de 70 profissionais e especialistas da área para debater temas e tecnologias de proteção anticorrosiva, assistir às palestras e participar da feira técnica, que deu destaque para as soluções aplicáveis na manutenção dos ativos.
Saiba mais sobre as linhas de pesquisa do Centro clicando aqui.