Em fevereiro, o Cepel recebeu duas profissionais da operação da Usina Termelétrica – UTE TermoRio e quatro do laboratório de metalografia do Cenpes (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Melloquenos) da Petrobras. Na ocasião, a equipe da Petrobras conheceu as instalações dos laboratórios da área de Materiais e Mecatrônica do Cepel, na Unidade Ilha do Fundão, para avaliar possibilidades de novas interações entre as instituições por meio de serviços tecnológicos, projetos de pesquisa e inovação e assistências técnico-científicas. A equipe do Cenpes presente na visita atua em análise de falhas e avaliação de integridade de equipamentos da área de Petróleo. O encontro proporcionou um importante compartilhamento de experiências, de modo que após a visita a equipe do Cepel também foi convidada aos laboratórios do Cenpes para avaliarem futuras parcerias.
O pesquisador do Cepel Bruno Reis Cardoso comentou: “A visita foi muito proveitosa para que as equipes da Petrobras pudessem tomar ciência do potencial de conhecimento técnico das equipes, assim como da infraestrutura laboratorial do Cepel, e com isso, possibilitarmos a realização de mais serviços tecnológicos e projetos de pesquisa desafiadores.”
Cepel e Petrobras
Em 2023, dentre os projetos desenvolvidos entre as instituições, destaca-se, nesta área de conhecimento, os projetos Diatérmica Plus e Projeto UTE Flex. O primeiro trata de sistemas de monitoramento para avaliação de integridade de componentes de termelétricas. Já no segundo, avaliou impactos e relevância de fatores que afetam Usinas Termelétricas brasileiras administradas pela Petrobras, quando passam a operar em regime flexível. A Petrobras é associada especial do Cepel e tem, atualmente, sete projetos em desenvolvimento no Centro. Cada um em diferentes áreas de atuação do Cepel voltadas para pesquisa aplicada alinhada às demandas atuais e futuras do setor de energia. São exemplos de geração de valor por meio de atendimentos às necessidades de seus associados e clientes.