Cada ser humano é único e em ambiente saudável pode enfrentar desafios e conquistar inúmeras oportunidades. O conceito de equidade, na prática, é compreender que não basta criar oportunidades se elas não atendem a realidade de todos. Com isso em mente, o Cepel retorna ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça objetivando tornar o ambiente de trabalho saudável e oportuno para todos. Está é mais uma iniciativa do Programa Cepel Saudável que promove o bem-estar dos colaboradores do Centro.
O Programa, por meio do seu Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, certifica o compromisso da empresa com a igualdade no mundo do trabalho e destaca a preocupação permanente com a sustentabilidade e diversidade. Para participar do programa, o Cepel além da ficha de adesão e perfil, também participa da elaboração de um Plano de Ação que será acompanhado por dois anos e com sua efetiva aplicação resultará no Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça do Centro.
Anteriormente, o Cepel já participou e foi premiado em seis edições do Programa, que ficou temporariamente inativo, e agora com o nosso retorno, acessamos, mais uma vez, na lista de empresas que assumem o compromisso com a equidade.
Conheça o Programa
Criado em 2005, o Programa busca disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade racial e entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É dirigido a organizações de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria. A expectativa para a execução do já mencionado Plano de Ação é que a organização adote práticas de igualdade racial entre mulheres e homens de forma sistemática, como um instrumento de gestão.
O Programa também é direcionado a garantir o exercício dos direitos laborais das trabalhadoras e trabalhadores, visto que as discriminações afetam o rendimento de mulheres e homens no local de trabalho, na família e ao clima organizacional da instituição.
Saiba mais sobre o Programa através da página oficial do Ministério da Mulher: Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça – 7ª edição — Ministério das Mulheres (www.gov.br).