O Cepel colaborou com a organização do Dossiê “Transições Energéticas Justas”, um conjunto de artigos a serem publicados na revista científica da UNB “Sustentabilidade em Debate”. O Centro foi representado pelo pesquisador Márcio Giannini, que trabalhou junto aos pesquisadores Alina M. Gilmanova Cavalcante, da UNICAMP, e Luiz Enrique Vieira de Souza, da USP. As análises feitas na revista buscam apontar as desigualdades presentes no Brasil e em outros lugares da América Latina, de que forma esses problemas atingem a população e desse modo, buscar soluções, tendo como pano de fundo a transição energética.
Nessa edição, a revista traz uma abordagem sobre o conceito de Sustentabilidade, com dez artigos, sete no Dossiê “Transições Energéticas Justas”. O pesquisador do DNI comentou sobre a participação: “Acredito firmemente que a promoção da ciência e da pesquisa é um compromisso coletivo, e cada um de nós desempenha um papel vital nesse processo fascinante, particularmente sobre um tema tão relevante como a ’Transição Energética Justa’”.
O dossiê propõe discussões e análises sobre transições justas, desigualdade e pobreza energética. A revista busca ampliar o debate acerca da acessibilidade a energia universal limpa e resistente às mudanças climáticas, para alcançar um setor energético focado em fontes renováveis e no combate à desigualdade.
Os artigos abordam diversas temáticas, como os avanços da energia eólica no Nordeste com foco nos conflitos socioambientais, a problemática da aceitação social dos geradores eólicos e a percepção sobre injustiças por parte de uma comunidade, o papel das linhas de transmissão para a promoção do acesso às fontes renováveis e as repercussões sociais e ambientais da mineração de ouro após o término de concessões oficiais na Amazônia, entre outros assuntos.
“Ao organizar e revisar artigos, estamos na linha de frente do progresso científico. Cada revisão aprimora a qualidade das publicações, promovendo a validade e a relevância das pesquisas. Essa contribuição não apenas eleva a credibilidade da revista, mas também consolida a confiança na ciência como um todo, promovendo também a inovação”, afirmou Giannini. Segundo ele, participar da organização dos artigos e na publicação do dossiê “Transição Energética Justa” reforça o compromisso institucional do Cepel de estar na fronteira do conhecimento, promovendo, também o debate plural com diversos atores. “Não menos importante, abre-se espaço para apresentar o alinhamento do Cepel com as melhores práticas empresariais associada ao ODS7 no setor elétrico, fomentando, também, futura parceria técnica e comercial com outras instituições”, finalizou o pesquisador.