Pesquisadora do Cepel participa do Webinar “Challenges and opportunities in implementing FPIC in Brazil”

No Dia 8 de novembro, a pesquisadora Luciana Paz do Departamento de Transição Energética e Sustentabilidade (DTS), participou do webinar “Challenges and opportunities in implementing FPIC in Brazil” promovido pela Câmara Temática de Impacto Social do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) em parceria com o GBI (The Global Business Initiative on Human Rights).   
 
O evento teve como objetivo promover um debate sobre a Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI), a comunidades indígenas e tradicionais, mostrando as iniciativas e boas práticas das empresas, assim como os desafios e oportunidades da sua implementação, em particular por não possuir regulamentação definida. A CLPI é um tema importante da agenda de Direitos Humanos e está em pauta com a tramitação do Projeto de Lei n° 412/2022, que busca regulamentar o mercado de carbono no Brasil e prevê a necessidade de consulta em projetos desenvolvidos em territórios de comunidades indígenas e tradicionais. 

O evento contou com a participação da Camilla Lott, Diretora de Sustentabilidade Corporativa da Vale; Helcio Marcelo de Souza, líder da Estratégia de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da TNC (The Nature Conservancy), e Pedro Villela Capanema Garcia, Gerente Executivo de Responsabilidade Social da Eletrobras. 

A pesquisadora do DTS compartilhou sua experiência com a análise dos protocolos de consulta prévia elaborados pelos povos indígenas: “os protocolos demonstram a forma de organização e governança dessas comunidades, mostrando as prioridades e consensos elaborados internamente, podendo conferir legitimidade e contribuir para a validação das decisões políticas e administrativas que afetam essas populações”. 

Luciana também falou sobre a importância da difusão desses debates sobre os povos indígenas “o evento possibilitou a realização de discussões importantes sobre a consulta às comunidades indígenas e tradicionais, mostrando as boas práticas realizadas pelas empresas e levantando elementos e ideias para endereçar esta questão”.

Participações anteriores  
Essa é a terceira vez que o Cepel é convidado a apresentar pesquisas relacionadas a direitos humanos e mudanças climáticas para o CEBDS/GBI. O primeiro convite foi para o webinar “Bringing a Human Rights Lens to Responses to the Climate Crisis – GBI/WBCSD/CEBDS”, realizado em 2021, onde a pesquisadora Luciana Paz falou sobre vulnerabilidade às mudanças climáticas e populações indígenas na Amazônia, fruto das pesquisas do Projeto Vulnerabilidade Socioambiental às Mudanças Climáticas, da carteira de projetos institucionais com a Eletrobras. O segundo convite foi para o evento “Workshop on Climate and Human Rights for Business Practitioners in Brazil” realizado em maio de 2023, o pesquisador Igor Raupp apresentou o Índice de Vulnerabilidade Indígena às Mudanças Climáticas, desenvolvido pelo Cepel também no âmbito do Projeto Vulnerabilidade Socioambiental às Mudanças Climáticas. 

O artigo “Empresas do Setor Elétrico Brasileiro e Direitos Humanos: um Retrato a partir dos Relatórios de Sustentabilidade”, apresentado no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica pela pesquisadora Luciana Paz, foi eleito o primeiro colocado no Grupo de Estudo de Desempenho Ambiental de Sistemas Elétricos – GMA. 

plugins premium WordPress

Faça sua pesquisa

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
Artigo
Sem categoria

Avaliação coletiva

Avaliação Individual não participante

Avaliação individual

Pular para o conteúdo